quinta-feira, 9 de junho de 2011

Especial Dia dos Namorados 10º Desafio - Os Limites

O 10º desafio [sim, estamos chegando no final!] do especial de Dia dos Namorados é o dos Limites [o meu, o seu, o do outro e o nosso].

Conhecer nossos limites, nossa medida e o nosso tamanho leva certo tempo e experiência

Geralmente aprendemos da pior maneira: extrapolando. Mas só de saber que eles existem e que é interessante respeitá-los já é um grande passo.

Ter noção do nosso limite nos ajuda a fazer escolhas mais inteligentes. Nos comprometemos com o que sabemos ter condições de cumprir. É um ato responsável.


No relacionamento do casal, o desafio do limite está presente em 2 vertentes:

1. Reconhecer até onde conseguimos nos comprometer com determinadas situações [conforme colocado acima]. Quando nos comprometemos com algo além da nossa capacidade [nosso tamanho], tendemos a nos atrapalhar e a frustrar os envolvidos que tinham uma expectativa de poder contar conosco;


2. Onde começa e acabo eu, onde começa e acaba o outro - o que é questão/problema meu e o que não é. No desafio da convivência [aqui] abordamos 2 pontos que tem tudo a ver com o reconhecimento destes limites: 

"7) A convivência é a maior fonte de auto conhecimento!! O gesto do outro causa em nós reações, pensamentos e sentimentos espontâneos que "falam" muito de nós, nossas sensibilidades, fraquezas, angústias, medos, receios, questões, etc. É comum jogarmos ao outro a responsabilidade de nossas reações, mas o que nós sentimos é "problema" nosso! 

8) Fale sempre de você, nunca do outro. Se ele fez algo que te fez sentir agredido, isso é uma questão sua, o ponto de saída para uma conversa é "ME SENTI mal pelo que fez" e não "VOCÊ fez..."

Ou seja, a reação que você tem perante o que o outro fala faz parte do SEU perímetro, lide VOCÊ com isso, certo?


Tem algo muito legal que acontece ao longo do relacionamento que é a construção espontânea do espaço do "nós", um perímetro em que os dois estão inseridos em parceria. Esse espaço também tem seus limites e medidas. Interessante...

E uma mensagem que gostaríamos de passar é que não é legal ser do tipo "topa tudo"! Você vai não apenas se desvalorizar perante o outro [já que não diz não para nada...], como também desvalorizar aquilo que você faz bem e merece reconhecimento. Portanto... tenha limites e procure saber quais são eles!

Até amanhã!

Veja o desafio anterior AQUI
Veja o próximo desafio AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário