terça-feira, 2 de agosto de 2011

Destinos - Valle Nevado

Vamos inaugurar hoje uma nova coluna do blog chamada DESTINOS. Escreveremos sobre lugares que já tivemos oportunidade de ir, seja com família, em amigos ou em casal, dando dicas e informações especiais para inspirar e ajudar nas viagens de vocês!

Uma forma de viver uma viagem é percebendo nela a celebração de vida, a oportunidade de sair de casa e arriscar-se conhecendo coisas novas, convivendo com as mesmas pessoas em diferentes lugares e conquistando repertório.


Vamos começar falando sobre Valle Nevado, no Chile, onde estive na semana passada de férias com a minha família.
Valle Nevado Ski Resort - Chile
Valle Nevado é um lugar perfeito para quem aprecia a natureza e sabe distinguir uma paisagem qualquer de uma de tirar o fôlego. É um lugar fora do comum... as cores do pôr do sol, por exemplo, acrescentavam novas possibilidades à minha noção de arco-íris. E cada dia era um show a parte.
Pôr do Sol em Valle Nevado - Chile
Mas não é preciso esperar o pôr do sol para se emocionar. Valle Nevado é 360 graus impressionante.
A vista da fila do lift chega a ser inspiradora!
Valle Nevado fica no topo da montanha, há mais de três mil metros de altitude, há aproximadamente 2hs de Santiago dependendo do trânsito, da condição climática e da habilidade do motorista.

A montanha é muito íngreme, são mais de 40 curvas marcadas, 20 "cotovelos" pra chegar lá. Muita gente fica enjoada ou com dor de ouvido por causa da rápida ascenção. É imprescindível confiar no motorista [principalmente se as condições climáticas tiverem deixado a estrada com gelo no chão].


Outra coisa sobre subir a montanha é que há muita gente tentando tirar vantagem de turistas de primeira viagem. Homens vestidos de mecânico podem tentar fazer você parar para colocar correntes nos pneus mesmo em dias sem nenhuma necessidade. Além de lhe cobrarem por isso, você vai estar perdendo um tempão. Portanto a dica é: suba com alguém de confiança e experiente.

Como Valle Nevado não é uma cidade, e sim um resort, é bom levar consigo tudo que possa precisar e que costuma consumir, pois lá tudo é MUITO mais caro [considere inclusive alugar equipamento em Santiago].

VN é constituído por 3 hoteis e 4 prédios de apartamentos para 4 ou 8 pessoas. Cada hotel tem um padrão, que vai de mais caro, logo mais fino, a menos caro, logo menos "fru-fru".

Os apartamentos tem donos que alugam para a temporada. Já fui duas vezes para lá e nas duas fiquei hospedada em apartamento e tenho certeza de que esse é o melhor negócio, tanto para família quanto para amigos.

Os prédios Valle del Sol e o Valle de la Luna possuem uma área comum com piscina aquecida, vestiário e lockers para guardar todo equipamento e não ter que levá-lo ao apartamento. Outra coisa é que é possível já sair do prédio esquiando, direto na pista!

Nesse esquema de apartamento é necessário passar num supermercado em Santiago e fazer todas as compras de supermercado. Não é preciso papel higiênico, sabonete, toalha ou roupa de cama, mas não esqueça do detergente para lavar louça, por exemplo. Ah, você pode contratar o serviço de limpeza diário [lixo, banheiros, fazer cama etc, recomendo]. Dê atenção ao planejamento de refeições, pois você não quer que falte comida e nem que sobre muita.

Sala do apartamento para 6 pax
Modelo de cozinha dos aptos
Piscina aquecida, continua do lado de fora


Pontos Negativos de Valle Nevado:
  1. O serviço é péssimo. Podemos até nos deparar com pessoas com boa vontade, mas são pouco treinadas para proporcionarem um serviço a altura do preço que pagamos para estar lá. E isso vai desde limpeza [atrasaram 3 horas para entregar nosso apartamento, isso sem contar com o RATO!! que apareceu no quarto dos nossos amigos], recepção dos hoteis [cada hora davam uma informação diferente pra gente], o atendimento da escola de ski [me sentia como se estivesse incomodando as meninas sempre que passava lá para pagar ou agendar uma aula], à equipe do Rental Shop [tirando o gerente que era um amor de pessoa e não cobrou o aluguel do equipamento da minha família depois que eu tive que comprar minha prancha - outra longa história]. 
  2. Os preços são absurdos [você pode chegar a pagar quase 10 reais por um refrigerante].
  3. Se você perder alguma coisa, a chance de você nunca mais vê-la novamente é muito alta. Perdi meus goggles e mesmo me dando conta imediatamente, não os vi novamente. Quem encontrou não deixou no achados e perdidos...
Pontos Positivos de Valle Nevado:
  1. A natureza, a beleza e a condição climática perfeita;
  2. Os instrutores de ski. Eles são responsáveis pela "magia" de Valle Nevado. São profissionais em transformar nossa semana em algo especial, em proporcionar momentos únicos desfrutando da natureza incrível do local. Eles tem o poder de nos desconectar do stress de São Paulo e nos proporcionar o espírito tranquilo, leve e solto, suficiente para marcar para sempre. Eles tiram o melhor da gente. Quando estou stressada no trânsito da 23 de Maio, fecho meus olhos e lembro das descidas na neve fofa do Vale Olímpico, ou das risadas que demos quando eu tentava aprender SnowSkate. Era como se eu pudesse ouvir os anjos cantando...
  3. De novo, se você é um sport freak como eu, vai ficar feliz de saber que quem está hospedado seja nos hoteis ou nos apartamentos possui acesso livre à academia equipada com 3 esteiras, transport, bicicleta ergométrica, aparelhos de musculação, bola de pilates, etc. Todo dia as 9 e às 18h eles dão aula de alongamento e às 19h aula de yoga! Ah, a academia tem vista pras montanhas...
  4. Spa - no mesmo lugar da academia eles possuem um spa com todos os tipos de massagem. A mais simples dura 50 minutos e custa R$70. Minha irmã fez e amou.
  5. Lounge bar - é um lugar ao lado das pistas, quentinho, aconchegante, perfeito para uma parada pós sessão de ski para se reunir com a turma antes de ir "pra casa".
Eu e meu instrutor Tomas
Os fatores acima [principalmente os dois primeiros] são o que definitivamente atraem turistas e fazem pessoas como eu quererem voltar por lá e relevar o atendimento vergonhoso que Valle Nevado nos proporciona.

Resumindo: recomendo uma viagem a Valle Nevado em família ou em amigos. Se estiver em busca uma viagem romântica, procure outro lugar! As chances das coisas sairem errado e acabarem com o glamour de uma viagem a 2 em VN são altas!

Agora que já sei qual é o melhor "esquema", sei que não serei mais enrolada por más empresas de transporte ou terei que gastar muito mais do que realmente deveria. Vou dividir as dicas aqui:
  • Quando ir: tente evitar as férias Chilenas [julho], pois fica muito mais lotado. Por outro lado, é durante as férias Chilenas que coisas divertidas acontecem por lá, como ações promocionais da Columbia [Snow Challenge], entre outras. Pesquise, tente entender a melhor época para seu espírito de férias. Eu, particularmente, prefiro o sossego de Agosto. Outra coisa é que toda quinta e sexta eles possuem pacotes promocionais dos tickets [quinta 2 por 1 e sexta 3 por 2], ou seja, Valle Nevado fica cheio de "casuchas" [termo que usam para as esquiadores com pouca - ou nenhuma - experiência que sobem de Santiago por um dia e lotam as pistas sem fazer aulas e aumentam os riscos de acidentes].
  • Transporte: Patricio Rodriguez. Ele nos atendeu na primeira vez que fomos ao Chile em 2005 e desde então não largo mais dele. Virou um grande amigo nosso, já indiquei a outras pessoas e ele é realmente alguém em que se pode confiar de olhos fechados. Além do bom humor e credibilidade, ele entende e fala um pouco de português e inglês. Email: parodca@hotmail.com. Pode falar que eu - Vivi de São Paulo - indiquei.
  • Hospedagem: apartamentos, de preferência Valle del Sol, pois é o mais perto dos hoteis [logo + perto dos bares, academia, etc] e os porteiros são nota 10. Ainda vou pesquisar qual o melhor esquema de aluguel e coloco aqui.
  • Com quem fazer aula: Vale Carella [ski], Sebastian [ski ou snowboard] e Tomas [snowboard].
  • Companhia aérea: Lan Chile. O único problema é que só é possível levar 23kgs, independente se for 1 ou 2 malas. Ou seja: se você tem equipamento como eu, terá que pagar excesso de bagagem, já que é impossível fazer uma mala de inverno de 1 semana com menos de 23kgs + prancha, bota etc... No primeiro ano que fui ao Chile, deu overbook no avião, topei ficar e ganhei 2 passagens de graça para qualquer destino da América do Sul. Foi com essas passagens que ganhei que voltei no ano seguindo com a minha família e tive minha primeira experiência em Valle Nevado.
  • Supermercado: tem um supermercado em Santiago no caminho da montanha, o Patrício sabe onde é [contrate ele, sério!].
  • Compras: se você é um apaixonado por esportes como eu, parada obrigatória no Shopping Multisport, super perto do começo da subida da montanha, no caminho, ou seja, você vai passar lá na frente de qualquer jeito. Minha dica é dedicar umas 2 horinhas nesse "pit stop". Vale a pena. Outro shopping é o La Dehesa. Fica há 5 minutos do Multisport e conta com uma loja show da The North Face. Os preços lá são melhores que no Brasil...
Bom, é isso leitores. Sintam-se a vontade de me escrever pedindo mais informações e dicas sobre viagens a Valle Nevado. Em breve darei minhas dicas de ski nos EUA! faveryecristel@gmail.com
 
Mais informações aqui: http://www.vallenevado.com/es/

4 comentários:

  1. oii pessoal, ótimo o blog de voces! adorei as dicas, super uteis e claras!!!

    só estou com uma duvida, estou indo agora em setembro com um grupo de amigos 5 pessoas e queremos pegar o apartamento, mas nao sei onde reservar.
    vi as fotos e preços no CHILEANSKI.COM mas estou com medo de fazer o deposito e ser "golpe"... voces sabem se eles sao confiaveis?
    quando voces foram, como fizeram as reservas?

    ResponderExcluir
  2. Oi Franciele, agradecemos muito pelo feedback e pela confiança!

    Então, na primeira vez que fui reservei os apartamentos por telefone diretamente com uma pessoa lá do resort e deu super certo.

    Sugiro que você ligue lá também, no site encontrei este número (Brasil) 0 800-8921047 veja se consegue. Quando eu fiz isso, falei em inglês (me viro melhor do que no espanhol) mas tenho quase certeza que você será atendida por alguém que fala português!

    Aí você pode ver 2 coisas: 1) se o local pelo qual você está tentando alugar é confiável e 2) se for confiável, se o preço deles vale mais a pena do que o preço alugando diretamente do Resort.

    Conta pra gente se deu certo. Se continuar insegura posso contactar um conhecido de BH que sempre aluga o mesmo apartamento, de repente fica melhor pra você!

    Beijos,
    Viviane
    http://www.vallenevado.com/pt/aluguer-condominio/

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane,

    muitooo obrigada pelas dicas!! achei hoje uma empresa daqui de POA que loca os apartamentos de Valle Nevado, acho que vou fechar com eles, confesso que fiquei bem mais tranquila...
    mas aproveitando a sua boa vontade tenho mais algumas perguntas:
    1 - nao sabemos esquiar, estamos indo mais para curtir e tentar aprender alguma coisa.. vale mais a pena locar os equipamentos e roupas aqui ou la? alguma sugestao de empresa?
    2 - dizem que tem um supermercado no caminho para o Valle, bem no pé da montanha. Tem bastante opçao la ou é melhor comprar a comida em Santiago?

    desde ja muitoo obrigada de coraçao pela sua ajuda!!
    beijos,

    franciele

    ResponderExcluir
  4. Ah, que bom Franciele!!

    Sobre aluguel de roupa, para a primeira vez na neve seria legal pegar emprestado de alguma amiga desapegada, mas se isso não for possível, dá pra alugar em Santiago (existem lojas no caminho da montanha). Geralmente os motoristas que levam a gente pra montanha tem indicações de lugares com bom preço para aluguel de roupas e equipamentos (muitas vezes eles até ganham comissão da loja para levar mais clientes pra lá - o que sinceramente me incomoda um pouco, por isso prefiro levar meu próprio equipamento).

    Sobre aluguel de equipamento, a desvantagem de não alugar no próprio resort é que se for necessário trocar ou fazer algum ajuste (minha irmã por exemplo começou com snowboarding e quis mudar para o ski no meio da semana), você corre o risco de não conseguir. Alugando na loja da montanha você consegue fazer essas trocas e ajutes na hora. Portanto considerando praticidade, acho que vale a pena pagar um pouco mais para alugar o equipamento na montanha mesmo. Mas se você não estiver preocupada com trocar ou ajustar possíveis probleminhas, alugue em Santiago (já fiz isso no passado e deu certo).

    Sobre o supermercado, dessa última vez fizemos as compras em um supermercado perto da base da montanha, a caminho de Valle (talvez seja o mesmo que indicaram a você). É grande, tipo um Pão de Açúcar. Os produtos são de boa qualidade, um pouco diferente do que encontramos aqui, mas tudo muito bom. Não tivemos nenhum problema..

    Espero ter ajudado novamente!

    Beijos,
    Viviane

    ResponderExcluir