segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia dos Pais

O dia dos pais está chegando e eu ainda não tenho a menor idéia do que vou dar ao meu. E aí, de onde tirar inspiração para um presente?


Bom, acho que antes de conseguir pensar em uma aquisição material para dar de presente, o dia dos pais [e das mães também] sempre me remete a um assunto bem mais importante do que o agrado que lhe comprarei. FAMÍLIA.

Afinal, o que é uma família?

Teoricamente, família é um sistema constituído por pessoas que compartilham de sentimentos e valores formando laços de interesse, solidariedade e reciprocidade.

Ok, mas a verdade é que essa não é uma pergunta fácil de se responder hoje em dia. Chegamos num ponto em que existem diversas constituições familiares: famílias com 2 mães, com 2 pais, com 1 pai sem mãe ou o contrário, com um filho de cada casamento, filhos adotados, filhos que vivem com os avós, filhos que são mais maduros que os pais. Etc etc...

E dentro desse cenário familiar onde cada um tem uma história, os valores e os interesses muitas vezes divergem, gerando o oposto do descrito acima: distância, vazio, silêncio... Infelizmente isso faz parte da realidade moderna.

O que, então, que faz uma família? Pra mim a resposta é única: o AMOR.

É o amor que uni pessoas diferentes e faz com que queiram trocar, dividir, preencher, aprender, crescer, interessar, ter solidariedade e sentimento de reciprocidade.

Já falamos sobre esse assunto aqui no blog: o amor é coisa pros fortes. Dá trabalho, é difícil aceitar, entender, respeitar o outro que vem sempre cheio de idéias diferentes, sentimentos, chatices etc...

Resumindo, quando falo em amor, não falo de amor de novela, o amor instantâneo, desses que apaixonou, namorou, amou, casou, desamou e separou. Falo de amor de verdade, na saúde e na doença.

Portanto, acho que o presente mais valioso que posso dar ao meu pai é meu amor e respeito, mesmo sendo nós dois pessoas tão diferentes. Se não fosse por ele, eu simplesmente não seria quem eu sou, mesmo ele me dando tanto trabalho. Sou saudável, alegre, pude estudar, viajar, tenho amigos com quem posso contar de verdade... Devo a ele grande parte da minha felicidade.

Ao meu ponto de vista, esse reconhecimento é muito mais importante do que qualquer presente.

Assim termino o post sugerindo a sua reflexão sobre o assunto e minha sugestão de presente é: converse com seu pai nesse dia dos pais e divida com ele [dentro do jeito dele] a sua felicidade de viver, pois ele com certeza tem uma porcentagem de culpa nisso.

Feliz dia dos pais, pai.

Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário