Percebi logo que se tratava de algo super especial, profundo e diferente. Cada cerimônia é única, pois é de fato feita por quem está presente. A Favery & Cristel não poderia deixar de se inteirar sobre o assunto.
Aqui um vídeo para quem ainda não sabe do que se trata o Casamento Celta:
Fui atrás dessa amiga da minha avó e cheguei até a Beatriz Moura Leite, sobrinha dela. A Bia é ritualista e foi quem desenvolveu o Ritual de Casamento Sagrado [o Casamento Celta] ao perceber que buscava em sua própria celebração de casamento algo que ainda não existia. [A Bia é a ritualista do casamento no vídeo acima].
Perguntei a ela como que tudo começou. Ela me contou tudo... Vamos lá:
Beatriz: "Eu sou psicanalista e em meus estudos sobre filosofia e povos antigos, me deparei com a antiga cultura celta, assim fiquei fascinada pelos preceitos daquele povo! Eles tinham enorme senso de justiça, exerciam a igualdade nas relações matrimoniais entre os homens e as mulhres, respeitavam e estabeleciam uma relação muito harmônica com a natureza, com a consciência até mesmo ecológica, e eram bem ritualistas! Certa vez, meu melhor amigo resolveu morar com a namorada e faer um almoço com os amigos, mas eles embora quisessem uma cerimônia não sabiam o que e como fazer, pois embora acreditem em Deus, não se identificavam com a Instituição Igreja e todos os dogmas, enfim não se viam em uma cerimônia tradicional! Foi assim que eu sugeri para ele um Rito de passagem, algo que marcasse com originalidade, espiritualidade e envolvimento de todos os queridos aquele dia tão especial e importante em suas vidas! E foi assim que eu dei um toque contemporâneo na cerimônia antiga de casamento celta e ela se transformou nos moldes que propomos hoje como um novo jeito de casar!"
O que é o Ritual de Casamento Sagrado?
Trata-se de um Ritual que não está vinculado a nenhuma religião específica, mas sim, ligado á espiritualidade. Sincrética, a cerimônia respeita todas as religiões e estabelece a paz entre todas elas.
Como é sua Celebração?
O foco é celebrar a dádiva do amor entre o casal, a bênção desse encontro, dessa escolha de estarem juntos e de dividir esse momento especial com amigos e familiares queridos. É um Rito de passagem em que o casal irá dividir em felicidade com todos aqueles com quem mais se importam.
Através da união entre a antiga celebração celta, o Fengshui e o IChing, cria-se cerimônias únicas, com detalhes que personificam o casamento de cada casal.
Para compor com harmonia e identidade esse tão importante Rito de passagem, inicia-se o processo cerimonial com o Estudo do Casal.
Para uma data tão importante, o cuidado com cada detalhe é fundamental e compõe com a originalidade e com uma atmosfera de grande harmonia.
Como tudo começa?
Baseado em seus nomes completos e data de nascimento, realiza-se o Estudo do Casal. Este estudo se transforma em informações e dicas do fengshui para se aplicar na decoração do casamento e o uso das informações se estende para a casa e vida diária dos noivos.
O Estudo revela o tema do cada casal que está relacionado á energia do seu encontro. E é com base nesse tema que será desenvolvido o que chamamos de Desenho Cerimonial.
O Desenho Cerimonial
O Desenho Cerimonial terá uma estrutura de nove momentos, que se desenrolam com harmonia e fluidez.
Os ideais, os sonhos, as necessidades, tal como a dinâmica familiar será levada em conta, em cada uma das cerimônias!
O casamento Celta faz de cada Ritual um momento único.
Cerimônia Acolhedora
A posição dos noivos durante a cerimônia é diferente da posição tradicional.
Os noivos se encontram no Ponto de união, mandala de flores e pétalas demarcada no chão.
Em seguida, ambos se colocam em frente á mesa cerimonial para receberem a purificação, momento esse em que lavam as mãos com o simbolismo da água pura e dos cristais do sal grosso.
Após ter sido purificado, o casal dá a volta em torno da mesa, colocando-se em frente para frente para todos e para o caminho principal por onde entrarão os padrinhos com suas oferendas, em um sentido de acolhimento a todos os presentes.
A partir desse momento, os votos aparecerão através de objetos simbólicos levados pelos padrinhos – que demonstram suas boas intenções aos noivos: Luz, Prosperidade, Alegria, Vida entre outros.
Os noivos são então presenteados pelas oferendas. Finalizando, eles farão homenagens aos seus Pais e Avós quando estão presentes.
Os Dagdas
Dagda era o bom e sábio Deus para o antigo povo Celta. No que é hoje o Casamento Celta que realizamos, os Dagdas são normalmente dois casais escolhidos pelo casal para que tenham a palavra. Os Dagdas recebem o tema da Amizade e da Aliança e levarão suas Bênçãos ao casal através de suas mensagens faladas.
Qual é a diferença entre os Padrinhos e os Dagdas?
Os padrinhos levarão suas boas intenções através de pequenos objetos, já os Dagdas darão suas bênçãos através das palavras. Os Dagdas recebem temas diferentes como Amizade, Aliança, e a partir desse tema, prepararão um texto para o casal, os quais lerão em momentos exatos da cerimônia.
Detalhes da Cerimônia
Essa é uma cerimônia que acontece de forma diferente e original. Nesse casamento, as pessoas mais importantes para o casal desempenham papel mais participativo. Os amigos e familiares têm a palavra, de forma organizada e orientada para que tudo flua com harmonia.
Os elementos identificados na essência do casal irão aparecer através da decoração do Altar e da festa, para que a atmosfera seja mais harmônica possível. Através de aspectos como as velas, os castiçais, as flores, o caminho principal de entrada dos noivos, procura-se dar um toque de espiritualidade e elevação ao casamento.
Durante essa cerimônia, são trabalhados os símbolos e as boas intenções. Ao longo do ritual, o simbolismo vai sendo descrito para que todos compreendam seus significados. A cerimônia torna-se, então, muito emocionante - pois as mais belas mensagens e demonstrações de carinho e afeto chegam aos noivos.
Troca das Alianças
A torça das alianças é um momento muito importante no cerimonial. É justamente nesse momento que temos a Reverência aos pais, aos avós, quando os noivos ainda tem a honra de tê-los presentes. Em geral são as mães ou alguém que represente o cuidado maternal para com os noivos que leva as alianças ao Altar e que, após o momento das bênçãos dos pais ou pessoas que os representem e em nome de seu consentimento e acolhimento em relação ao outro em seu seio familiar, entregam a aliança de seu filho ao par. Consagra-se a aliança com base nos antigos moldes célticos, através da sacralidade dos elementos, da verdade, da escolha e do amor.
Quem pode participar da Cerimônia?
Os noivos irão escolher os amigos e parentes próximos e queridos que podem entrar individualmente, em casal ou duplas em seu cerimonial. Escolherão também indivíduos para os quais querem dar a palavra, proporcionando assim a oportunidade de mensagens verdadeiras chegarem até eles. As crianças, os pais, e os avós irão, se assim o casal quiser, ser honrados em seu cerimonial.
Importante
Todos esses detalhes mudam ou podem ter maior ou menos destaque, de acordo com a dinâmica familiar, os ideais dos noivos ou as necessidades de cada casal naquele determinado momento.
Essa é uma cerimônia para se registrar e guardar! É muito bonito e emocionante quando as pessoas que mais amam e que de verdade têm as melhores intenções em relação ao casal podem se expressar. E isso tudo acontecendo em um rito de passagem tão importante como é a cerimônia de um casamento!
Legal né gente? Eu achei muito especial...
Ainda temos mais coisas para falar do Casamento Celta. Vamos colocando aos poucos aqui no blog!
Mas tudo isso e muito mais vocês também podem conferir no site da Bia www.casamentocelta.com.br.
Os contatos dela são: beatriz@casamentocelta.com.br e [11] 7337.6706
E, claro, contem com a Favery & Cristel para planejar, organizar e assessorar em seu casamento! faveryecristel@gmail.com
Leia sobre os 9 momentos da cerimônia do Casamento Celta AQUI
Leia sobre os 9 momentos da cerimônia do Casamento Celta AQUI
Banda para casamento celta?
ResponderExcluirConheça a Taberna Folk
www.tabernafolk.com
Obrigado! =)
Terminei uma Faculdade de Eventos aos 69 anos e estou me preparando para realizar Cerimônias Celta...Foi a minha escolha! Viví intensamente minha religião até recentemente, quando sentí que todas as religiões têm o mesmo propósito, então resolví que celebraria de uma forma ecumênica. Pretendo preparar-me intensamente para cada celebração e com a ajuda divina, tocar nos corações das pessoas presentes, transformando cada uma delas em co-celebrante e levando aos noivos todo entendimento sobre o compromisso que assumem neste momento especial de suas vidas...
ResponderExcluir