quinta-feira, 28 de julho de 2011

As Tradições do Casamento

Quem vai a casamentos sempre ouve falar das inúmeras tradições e misticismos: pegar o buquê da noiva, jogar arroz, escrever os nomes na barra do vestido, e entre outros... Mas o que cada um realmente significa? A Favery&Cristel foi atras pra tirar todas as dúvidas de vocês...

Vestido Branco: O branco é o preferido entre as noivas pois transmite pureza, castidade e inocência. A tradição foi introduzida pela Rainha Vitória, no século XVII [antes disso o vestido mais usado era da cor vermelha]. Depois disso a cor virou padrão, tendo algumas variáveis pra champagne, off white e marfim. Mas é claro que há algumas noivas que gostam de inovar com vestidos com detalhes em outras cores como azul, preto, vermelho, dourado, e entre outras cores.


Uma peça nova, uma peça velha, uma azul e uma emprestada: As peças novas e velhas simbolizam a transição da vida de solteira para a vida de casada. Pode ser o vestido da mãe ou da avó ou mesmo alguma jóia de família. O azul é sinônimo de felicidade e pureza no amor e também usado para "cortar a inveja" das solteiras. Pode ser uma fita amarrada na lingerie ou mesmo alguma jóia que tenha o tom azul. A peça emprestada não precisa ser necessariamente de alguém da família, deve ser de alguém que teve um casamento duradouro e bem-sucedido, assim essa alegria será passada para frente.



Nomes na barra do vestido: Uma tradição diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento. O nome não precisa ser necessariamente bordado, mas pode ser escrito em um papel e preso na barra do vestido.





Bolo de fitas: Faz-se um bolo assado com fitas de tecido com as pontas pra fora. Na hora do chá de cozinha, ou da despedida de solteira, as amigas tem que puxar as fitas, e aquela que puxar uma fita que tiver um anel preso na outra ponta será a próxima a se casar.

Flor na lapela: o noivo, os pais e os padrinhos do casamento geralmente prendem um cravo na lapela. Ele simboliza o carinho e afeto da noiva pelos noivos e padrinhos. Os padrinhos também podem usar um tom mais avermelhado, enquanto os pais e o noivo usam o tom branco.



Véu: a palavra véu em árabe significa o que separa duas coisas, sendo assim, simbolizaria a noiva se separando da vida de solteira para começar a nova fase se sua vida, a de casada. O véu também significa a fertilidade da noiva, e quanto maior ele for, mais filhos terão. Uma versão um pouco mais conservadora  diz que, ao levantar o véu e descobrir o rosto da noiva, o noivo está tirando a sua "virigindade".



Grinalda: a grinalda diferencia ainda mais a noiva dos convidados e faz com que ela se pareça com uma rainha. A grinalda pode ser tudo que for usado para dar acabamento ao véu, como: tiaras, coroas, presilhas e pentes. Antigamente acreditava-se que quanto maior a grinalda, maior o status de riqueza.



Buquê: A origem do buquê foi para evitar o mau-olhado e, era utilizado alho em sua confecção, hoje o seu objetivo é gerar harmonia e perfumar a vida do casal. O buquê deve remeter à personalidade da noiva e à decoração do casamento. Deve-se confeccionar 02 buquês, o primeiro deve ser abençoado pelo padre e guardado, o segundo deve ser oferecido às amigas. Acredita-se que o ato de jogar o buquê significa querer compartilhar a sua felicidade, e trará sorte àquela que pegar o buquê, será a próxima a se casar!





Alianças de casamento: O anel teve origem no Egito, onde acreditavam que era o círculo era símbolo da eternidade. Usa-la no quarto dedo da mão esquerda se deve à que a ali passa uma veia que vai direto ao coração. O anel usado pelo casal tem o sentido de unir e, ao mesmo tempo, isolar, significa aceitar o outro como um tesouro exclusivo. Acredita-se, no plano esotérico, que tem poderes mágicos. Protege a união.

Chuva de arroz: Na cultura Chinesa e Hindu, jogar o arroz no casal, recém-casado, é símbolo de frutificação, fertilidade e saúde. As pétalas de rosas também podem ser jogadas, simbolizando o efeito do arroz. Além de dar uma beleza e emoção especial ao momento.

Bolo de casamento: O bolo é um dos principais objetos da festa. Muitas vezes a decoração e a festa partem da escolha do bolo. O corte do bolo é acompanhado do brinde com champagne. Antigamente quem levava o bolo aos casamentos eram os convidados que iam empilhando um em cima do outro, a fim de formar uma pirâmide. Até que um padeiro teve a idéia de fazer um bolo com vários andares, dando início à tradição.



Macarrons: Originários da França, a massa é feita com base em amêndoas, açúcar e claras. Podem ser de frutas e de diversas cores e recheios. É muito usado na mesa de doces e suas cores alegram o local.

Bem-casado: Os bem-casados são pequenos bolos recheados de massa de pão de ló e recheio de doce-de-leite. É o símbolo da união eterna do casal e elegância. Nos casamentos, virou lembrancinha.

Amêndoas: Tradicionais principalmente nos casamentos árabes e italianos. O custume é oferecer aos convidados no final da festa, seja no lugar do bem-casado ou como lembrancinha, dentro de caixinhas decoradas e personalizadas. Simbolizam a felicidade e a sorte do casal.

Carregar a noiva no colo: Para evitar que a noiva entre em seu novo lar com o pé esquerdo, criou-se a tradição do noivo carregar a noiva no colo para dentro da casa. Afastando as más crenças e maus espírito e garantindo que não terão um casamento infeliz.



Cortar a gravata do noivo: A fim de ajudar a pagar as contas da lua-de-mel, os amigos do noivo oferecem um pedaço da gravata em troca de dinheiro para os convidados. Também pode-se distribuir réplicas miniaturas da gravata, para não estragar a original.

Lua-de-mel: Antigamente era o costume casar-se na lua nova. Durante a cerimônia bebiam uma mistura de mel com água para proporcionar boa sorte. Também desenhava-se uma lua coberta de mel na porta de casa, a fim de um casamento próspero. Hoje os casais planejam uma viagem após a festa para descansar e comemorar o início de sua nova fase juntos.


Noivo não vê a noiva vestida antes da cerimônia: Essa é uma tradição milenar, praticada por quase todo o mundo. Em alguns povos o casamento é feito entre o noivo e o pai da noiva. Somente depois do casamento ser celebrado pelos homens, ele pode então se encontrar com a sua nova esposa.

Noiva do lado esquerdo do noivo: Essa tradição se remete à Idade Média, caso alguém quisesse roubar a noiva, o noivo poderia defendê-la com a espada usando o braço direito. Há outra superstição que diz que caso a noiva não fique do lado certo pode dar mais chances à infidelidade de sua relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário