quarta-feira, 13 de julho de 2011

SAVE THE DATE

A "onda" de enviar o Save the Date começou nos EUA, já que os americanos tem costume de mudar de cidade para cursar a universidade e muitas vezes se mudam de novo ao terminar seguindo a oferta de emprego. Ou seja, eles acabam tendo família e amigos espalhados por todo país, e na hora de elaborar uma festa, é necessário pensar nesses convidados que virão de outras cidades [e precisam preocupar-se com hotel, transporte, etc].

A partir disso, começaram a enviar o Save the Date como um pré-convite, com o intuito de já deixar avisado a data e local do evento, de forma com que todos possam se planejar com antecedência e, assim, garantir a presença do maior número de convidados na festa.

No Brasil o Save the Date é mais comum para casamentos que cairão em feriados, vésperas de feriados ou emendas. Mas Hoje em dia já se tornou tão prático que é usado também em eventos mais informais, como aniversários, eventos empresariais e outros.

Uma coisa que é muito legal é que o Save the Date acaba dando uma "dica" do que será o evento, deixando os "futuros-convidados" curiosos e na expectativa de receber o convite e ir pra festa!

Save the Date da Lily Allen que casou-se recentemente
Aqui 2 vídeos de Save the Date super criativos e únicos [nos desculpe por colocar apenas o link, é que o Blogspot não aceita vídeos do Vimeo...]:

SAVE THE DATE MARI E LEO


SAVE THE DATE ELISA E LUIZ

Seguem algumas dicas sobre o Save the Date:

1) Para um casamento no qual é esperado pessoas de outras localidades ou que vá cair numa véspera de feriado/feriado/emenda, é bacana enviar o STD com 12 a 6 meses de antecedência;

2) Para um aniversário ou algo menor, 1, 2 meses de antecedência está de bom tamanho;

3) O Save the Date deve ser enviado a todos os convidados, incluindo os que você já sabe que vão [padrinhos, família, etc - por que os excluir, né?]. Só não envie para quem não tem certeza se vai mesmo chamar, pois depois não tem mais volta;

4) Não coloque RSVP no Save the Date, ainda não é hora. Os convidados mais importantes marcarão à caneta na agenda deles a data do seu evento. Para os outros, pedir para confirmar com tanta antecedência é desnecessário;

5) O que mais colocar no Save The Date? No início dessa "moda", os noivos [por exemplo] colocavam apenas informações mais básicas, como nome dos convidados [ex: você é amiga da noiva e ela coloca também o nome do seu namorado no convite, indicando que ele também está convidado], data e local. Hoje em dia muitos casais [e eventos em geral] possuem seu próprio hotsite! O endereço desse hotsite/blog tem que estar no Save the Date;

6) O que não colocar no Save the Date? Para os noivos, não é o lugar de colocar onde encontrar sua lista de presentes. Isso pode estar apenas no hotsite;

7) O Save the Date pode ser um cartão? Siiiiim, a verdade é que ele pode ser o que você quiser! De cartão, imã de geladeira, uma barra de chocolate a pombo correiro. Mas se parar pra pensar, essa é uma ótima hora para você colocar a mão na massa e preparar seu próprio Save The Date personalizado, com a sua cara;

Bom, é isso. Para mais idéias personalizadas, entre em contato com a gente > faveryecristel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário