terça-feira, 5 de julho de 2011

Cortejo: a entrada na igreja

O cortejo é como se chama a entrada dos pais dos noivos e dos padrinhos na igreja, antecedendo a noiva, para realização da cerimônia religiosa do casamento.
O cortejo existe, pois os padrinhos são testemunhas que acompanharão mais de perto a cerimônia de união do casal, assim sua entrada na igreja também passou a ser "valorizada".
Mas antes do cortejo e dos noivos entrarem, vale lembrar que o papel dos convidados é muito precioso: eles representam, juntamente com o sacerdote, a Igreja que recebe o casal para a benção matrimonial nesta celebração solene. 
Para nós da Favery & Cristel, a regra para entrada do cortejo é o bom senso. Os noivos devem escolher algo que caiba no estilo de cerimônia que escolheram e algo também adequado ao local. (Por exemplo: uma altar pequeno com 20 padrinhos de cada pode sere exagero).
Aqui um vídeo de um cortejo bem diferente!
Abaixo um passo a passo do estilo mais tradicional de cortejo:

1. Os bancos do lado esquerdo do corredor central são destinados aos convidados da noiva e do lado direito aos convidados do noivo [sendo que os lados contrários podem ser preenchidos na medida em que for necessário]. Lugares podem ser reservados com uma etiqueta, para acomodação de convidados mais importantes ou mais velhos.

2. A entrada dos padrinhos [que costumam ser os primeiros a entrarem na igreja] da noiva e do noivo é originalmente intercalada, mas, para não confundir, algumas cerimonialistas optam pela entrada dos padrinhos da noiva antes dos do noivo [ou vice-versa].

3. As madrinhas devem apoiar a mão direita no braço esquerdo do seu par. E se estiverem com uma bolsa sem alça, o braço fica esticado junto ao corpo;

4. O lado esquerdo do altar deve ser ocupado pelos padrinhos da noiva, pelos seus pais e daminhas; o lado direito do altar é ocupado pelos padrinhos do noivo, por seus pais e pajens.
5. O tempo entre um par de padrinhos e outro é de 1/4 do corredor.

6. Ao final da entrada dos padrinhos, quando o corredor já estiver vazio, entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, e se colocam próximo ao altar, do lado esquerdo.

7. Em seguida entra o noivo, de braço esquerdo dado à sua mãe.

8. O sacerdote aparece e assume seu lugar tendo às costas o altar.

9. Quanto a Damas e Pajens, a noiva escolhe a ordem e a forma como  entrarão na igreja. Algumas idéias:
  • Daminha jogando pétalas de rosas;
  • Daminha carregando a bíblia;
  • Pajem segurando as alianças;
  • Um casal de mãos dadas, com a daminha segurando um mini-bouquêt, uma boneca ou as alianças;
  • Um casal de mãos dadas, com a daminha segurando uma cestinha de flores e o pajem uma cestinha com as alianças; 


10. É de costume que depois da entrada de todos, antes da hora da noiva, a porta de entrada seja fechada por um tempinho caracterizando que toda a Igreja está pronta para receber a noiva

11. Pai e filha esperam. A porta reabre e a noiva entra de braços com o pai.
  
12. O bouquet da noiva vai na mão direita, enquanto sua mão esquerda se apoia no braço do seu pai (logo, ela fica do lado direito dele na condução ao altar);
  
13. Próximos ao altar, pai e filha se comprimentam e, enquanto o pai do noivo vai para o seu lado do altar (pois estava ao lado da mãe da noiva), o noivo comprimenta o sogro e, em seguida, "toma a cena"!  
14. A noiva troca o bouquet de mão (para que o noivo fique ao seu lado direito). Ah, o noivo pode dar um beijinho na testa ou na mão da noiva nessa hora!
  
15. Os dois caminham juntos até o altar para começar a cerimônia!
  
16. A saída pode ser o contrário de tudo, com os recém-casados liderando a fila! (Casal, pajens e daminhas, pais dos noivos, padrinhos). De preferência com muitos sorrisos no rosto e prontos para partir pra festa e curtirem cada segundo dessa data tão especial.

Vale sempre lembrar que a cerimônia de casamento não é mais importante do que o matrimônio, a escolha de juntar sua vida com a de outra pessoa e assim caminharem juntos, como família (mesmo que não venham a ter filhos).
  
Vemos muitas noivas tão ocupadas com a organização da festa que esquecem do que é o verdadeiro significado do casamento.
  
Conte com a Favery & Cristel para ajudar a realizar seus sonhos de forma que possa curtir cada momento, do planejamento à festa, podendo gastar tempo e energia no que realmente é importante, em você e seu amor :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário