O assunto do dia: Diamante.
A moda talvez tenha vindo dos EUA. Faz parte da cultura americana que o anel de noivado seja de diamante e que seu valor seja equivalente a junção de 2 a 3 salários do noivo.
O mais engraçado foi que, conversando com um amigo que morou lá por 10 anos, percebi que esse assunto é um senso comum, quero dizer, todos sabem [inclusive os homens] do valor, inclusive emocional, do anel. Da importância para a noiva e, inclusive, é necessário confirmar se a jóia é verdadeira [se o vendedor é confiável], pois existe uma pedra, a Cubic Zirconia, muito parecida com o diamante, porém infinitamente mais barata.
Pedra de Cubic Zirconia |
Antes de mais nada, é necessário definir quanto se pode gastar. No Brasil é diferente dos EUA, os produtos são mais caros. Iremos fazer uma pesquisa mais específica em breve com noções de valores e postaremos aqui, ok?
Aí o próximo passo é escolher a "base"do anel. Pode ser de prata, outro branco ou outro amarelo. Algumas opções que encontramos: liso, cavrejado, Channel [a forma como é o acabamento do anel na base da pedra], com pedras laterais, três pedras, gemstone [diamante no meio com 2 pedras coloridas uma de cada lado], contemporâneo [tipos super diferentes de acabamento], ou modelo de designer.
Algumas opções de "base". Fonte: www.jamesallen.com |
Com a base definida, chega o principal: a escolha do diamante! O que dá mais ou menos valor à essa peça são 4 fatores:
1) Corte - o lapidador escolhe a lapidação que irá aproveitar o máximo do diamante, proporcionando maior brilho à pedra preciosa. Com um corte correto, a luz é refletida internamente e dispersa-se pela parte superior do diamante. Quando o corte não é feito corretamente, a luz irá refletir pelas faces laterais da pedra, fazendo com que ela perca um pouco seu brilho;
2) Cor - um diamante branco amarelado é menos valioso do que um diamante que cintila pro azul ou rosa;
3) Claridade - a claridade mede os defeitos e imperfeições internos [como rachaduras] encontrados no diamante;
4) Quilate - que é nada mais nada menos do que o volume dediamante. Quanto mais rara e preciosa a pedra, mais caro o quilate.
Além desses pontos, o noivo ainda tem que escolher o formato do diamante, por ex: redondo, formato de pêra, oval, coração, etc.
Anel escolhido, aí é esperar ficar pronto [se ainda não estiver] e começar a planejar a forma como vai pedir sua amada em casamento. Nós já postamos vários vídeos aqui de pedidos lindos. Dá pra fazer tanta coisa legal, é só pensar com carinho na história de vocês e criar um momento único! Boa sorte!
Designer Leon Popov |
Fontes: The Knot, James Allen.
Post "Alianças de Noivado" 1º edição aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário