Conforme falamos ontem, hoje começa a contagem regressiva para o Dia dos Namorados. Serão 12 temas [01 por dia] sobre os desafios de como manter o seu relacionamento saudável e vamos inaugurar este especial falando sobre o desafio do diálogo.
O termo "diálogo" é a fusão de duas palavras gregas: Dia [através] e Logos [razão]. Logos também pode significar "relação"/"relacionamento". Ou seja, o diálogo é a possibilidade de troca, seja de idéias, conceitos ou opiniões.
Podemos assim dizer que o diálogo é uma forma de reconhecimento do repertório e experiência do Outro. Isso é fonte de riqueza espiritual.
Poder trocar, dividir e conversar é precioso... é permitir ao outro que tenha acesso a você e você a ter acesso ao outro, uma conquista progressiva.
Hoje em dia temos acesso a inúmeras ferramentas digitais que aceleram e facilitam o diálogo, mas estas também extraem dele detalhes importantes e relevantes, como o tom de voz, o brilho dos olhos, a emoção [o gaguejo ou aquele jeito meiguinho de falar] e a distância [ou proximidade] física entre você e o outro.
O que fazer?
1. Seja você, sempre. Ouvir seu instinto, sua vontade, seu impulso e poder agir a partir da sua verdade é fundamental;
1. Seja você, sempre. Ouvir seu instinto, sua vontade, seu impulso e poder agir a partir da sua verdade é fundamental;
3. Manifeste suas idéias e interesses;
4. Aprenda a falar - repare na sua FORMA de falar. As vezes o que queremos dizer é muito bacana mas a forma que escolhemos para transmitir as idéias gera atrito e equívocos que desgastam as conversas e, logo, o relacionamento;
5. Tenha o que dizer - tenha repertório, colecione experiências. Não é preciso viajar o mundo para ter o que contar. É simplesmente uma questão de estar na vida e ter coragem de se arriscar nela. É comum encontrar pessoas fixas em uma zona de conforto e segurança, normalmente são pessoas que não tem novidade e falam sempre do mesmo assunto. Aquela famosa frase é válida "quem não arrisca não petisca";
6. Preste atenção no português - não tem nada mais feio do que falar errado, errar o plural ou usar aquele gerúndio que dói "nós vamos estar conversando". É normal fazer confusões, mas procure manter o português sempre na linha, isso sempre te trará maior credibilidade;
7. Seja coerente. O que você diz tem que ser compatível com as suas atitudes e gestos. Quem fala uma coisa e faz outra talvez esteja precisando olhar para dentro e encarar seus monstrinhos. A liga entre o casal só é possível se estiverem apoiados em um relacionamento de verdade e clareza - o que só é possível se ambos puderem lidar com suas próprias questões;
8. Saiba ouvir. Ouvir também é um processo ativo, afinal aquele que ouve participa da qualidade da fala que se constrói. Uma fala que é ouvida atinge profundidades muito maiores...! Se seu companheiro percebe que você tem alguma dificuldade em conversar sobre certos temas, uma barreira pode ser criada, o que impossibilitará vocês a serem espontâneos e a tratarem determinadas questões na relação.
:-)