O Halloween, um dos maiores e mais antigos feriados do mundo, ainda é celebrado em inúmeros países ao redor do globo.
Nos países latinos, como México, Brasil e américa do sul em geral, o feriado de finados [ou Día de los Muertos] honra nossos falecidos familiares, amigos e ancestrais.
Em paises como Irlanda, Canada e Estados Unidos, a comemoração é em tom de diversão: envolve adultos e crianças em festas à fantasia e tradições como trick-or-treating [doçuras ou travessuras], com pequenos "trotes" e brincadeiras.
Acredita-se que a celebração do Halloween nasceu na um festival Celta chamado Samhain, quando as pessoas faziam fogueiras e vestiam fantasias para espantar espíritos que vagavam pela terra. Então, no século VIII, o papa Gregório III estipulou 1º de Novembro como um momneto para honrar todos os santos e sacrifícios. Esse feriado - All Saint's Day - incorporou algumas tradições do Samhain.
A noite anterior ao All Saint's Day era conhecida como All Hallow's Eve [algo como "véspera do dia sagrado"]. Mais tarde esse dia se tornou conhecimo como Halloween.
Ao longo do tempo, o Halloween se tornou um evento com base na comunidade e se caracterizou por suas brincadeiras infantis [como o trick-or-treating].
Outro fato é que o Halloween acontece exatamente entre o outono e o inverno [no hemisfério norte], quando as noites ficam mais frias e longas, marcando o momento entre a fartura e a falta, a vida e a morte. É um momento de celebração e supertição.
As Abóboras
Antes desse feriado e de suas tradições chegarem nos EUA, os Irlandeses usavam grandes nabos e batatas decoradas para colocar as velas, mas ao chegarem na terra do Tio Sam e descobrirem as abóboras, passaram a utilizá-las.
Essas abóboras "decoradas" são chamadas de Jack O'Lantern em referência a um conto popular Irlandês chamado Stingy Jack. Quando a data do Halloween se aproxima, é comum vê-las decorando a entrada das casas nos EUA, indicando o início das festividades.
Com tanta abóbora em casa na época de Halloween, resta aos americanos utilizar o conteúdo desse legume nutritivo para fazer tortas, sobremesas e pães, que acabam compondo as fartas refeições de Thanksgiving.
Fonte: History.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário