terça-feira, 22 de novembro de 2011

With a little help from my friends

É comum falarmos aos amigos que contem conosco para o que der e vier, mas quando eles passam por uma situação complicada, uma fase difícil por mudanças forçadas e tudo mais, geralmente ficamos sem saber o que fazer, torcendo apenas para que o tempo passe e ajude a curar o sofrimento.

Mas e se você puder arregaçar a manga, ceder um pouco do seu tempo e fazer algo válido?


Foi isso que fizemos por um amigo próximo na semana passada e vamos dividir aqui. Vocês verão como é simples fazer algo inesquecível.

Estávamos em dois: bolamos a idéia juntos e dividimos as tarefas. Em 3 horas tudo estava pronto.

Regra número 1: abra mão do perfeccionismo. Se você quiser que tudo saia perfeito e ficar pensando no que poderia ser feito em vez do que dá para fazer na hora, não vai sair do lugar!

Regra número 2: ouse, brinque, deixe a criatividade fluir.

Regra número 3: use a falta de tempo a seu favor, ou seja, IMPROVISE!

Em três horas eu e meu parceiro de missão criamos uma corrida de aventura na USP para nosso amigo.

USP - Praça do Relógio


Funcionou assim: imprimimos 10 fotos de momentos especiais do amigo [facebook ajuda nessas horas!].

Cada foto seria um PC e o objetivo era fazer com que o amigo buscasse, através de coordenadas de AZIMUTE e DISTÂNCIA [com ajuda de uma bússola e um relógio GPS] marcadas atrás de cada foto, todos os PC's.


Parte fundamental da brincadeira era eu e meu parceiro acompanharmos todo o percurso dos 10 PC's junto com nosso amigo, conversando sobre o momento no qual cada foto tirada, fazendo piadas, falando besteira e principalmente estando junto, em parceria.

Foto de um PC com as coordenadas

Durante o percurso fizemos "testes especiais", como:
- subir a famosa Biologia duas vezes
perguntar o nome de um segurança [para isso teve que inventar uma história longa...]
cantar em inglês [ele não fala inglês], subir uma escadaria 3 vezes [eu e meu parceiro junto, sempre]

Escadaria que subimos 3 vezes!

No começo nosso amigo estava estressado e bastante apreensivo, cheguei a achar que ele queria ir embora. Mas aos poucos ele foi entrando no espírito e se soltando. Quando acabou estávamos todos emocionados e segurando o choro!


Subida da Biologia pela 2ª vez

A foto do último PC foi escolhida especialmente para fazê-lo pensar e refletir [era da família]. Tudo tinha uma linha de raciocínio [ou de sentimento] e nós estávamos lá para falar que ele era o vencedor daquela corrida e fizemos um pórtico com os braços.



Moral da história: brincadeira é uma coisa séria! Ela é necessária para recuperar a leveza e assim ter mais energia para superar os desafios que aparecem.

O peso vai afundando a gente e se pudermos contar com nossos amigos para darem uma força, dedicarem um pouco de tempo mostrando que estamos todos juntos, fica mais fácil fluir e deixar o tempo ajustar os embaraços.

Não estamos falando para ignorar um problema, não, muito pelo contrário, a idéia é sempre encará-lo de frente, para que possa ser superado.

O mais legal de tudo foi que eu e meu parceiro ficamos imensamente felizes por ver nosso amigo sorrindo e falante novamente. Não tem preço.

As questões permanecem, mas talvez agora ele esteja mais seguro de que, independente do que for, uma coisa não vai mudar: o amor dos amigos e da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário