No México, El Dia de Los Muertos [Dia dos Mortos] é uma celebração Mexicana, que virou símbolo nacional, a ponto de ser ensinada nas escolas do país com fins educativos. Nela são homenageados os mortos no dia 02 de Novembro.
O México, para quem nunca foi, é um país rico em cultura e tradições. Um dos principais aspectos que formam sua identidade como nação é a concepção que se tem sobre a morte e as tradições e crenças que giram em torno dela.
Eles acreditam que a morte não é o fim natural da vida, mas sim uma fase de um ciclo infinito. Vida, morte e ressurreição são os processos que nos ensina a religião. É como um espelho que reflete a forma em que temos vivido. Se a nossa morte carece de sentimento, tapouco o teve a vida. É como o ditado: "diga-me como morres e te direi como és".
Mas chega de falar de morte, vamos contar um pouco como é comemorada essa data por eles.
Para receber os mortos, as famílias se preparam com antecedência, limpando e varrendo as casas, lavando cortinas, pátios e pisos. Assim serão recebidos em um ambiente limpo, fresco e agradável. A entrada das casas são regadas com pétalas de Cempasúchil, uma flor de cor amarela que representa riqueza.
Cempasúchil - Utilizada no dia dos Mortos |
No interior das casas, eles montam altares decorados com velas acesas para orientar as almas até as casas de seus familiares, além de oferendas, retratos dos falecidos e outros objetos.
Em algumas regiões do país, no dia 31 de outubro começam a preparar os alimentos para a oferenda e se colocam os objetos no altar.
Altar de oferendas aos falecidos |
Calaveritas - artesanato |
No dia 02 de novembro, Dia dos Fieis Defundos [Finados], as crianças se despedem e recebem então os adultos.
Nesse dia se troca a oferenda e colocam-se alimentos como frutas, bebidas, objetos que agradavam aos que já se foram. Nas casas se serve a comida aos convidados e à familia.
Tradicional Pan de Muerto |
Às sete da noite, em muitos lugares, as famílias vão ao cemitério, colocam as oferendas e acendem as velas para iluminar o caminho de volta aos falecdos.
Enfim, é uma data em que as famílias se juntam para relembrar aos que já se foram de uma maneira mais leve e comemorativa, comendo e fazendo as vontades dos antepassados. Com certeza uma marca na cultura Mexicana. Quem já teve oportunidade de visitar o país verá a importância da data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário